Utilizando a análise de erros para aumentar o envolvimento e a participação dos alunos em matemática
Analisar os erros dá aos alunos a oportunidade de discutir abertamente as ideias erradas e encontrar novas abordagens para resolver problemas.
por Kathy Collier, do Edutopia
11/2/20254 min read


Embora a aula de matemática nem sempre pareça o espaço mais envolvente e motivador para os alunos, especialmente se eles não se consideram "matemáticos" ou sofrem de ansiedade em relação à matemática , os professores podem mudar essa realidade e criar oportunidades mais significativas para os alunos. Por meio da análise de erros, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem em que os alunos trabalham juntos, se comunicam usando a linguagem matemática e se sentem verdadeiramente engajados com a tarefa.
CRIAR UMA CULTURA ONDE OS ERROS SEJAM VALORIZADOS
Nas aulas de matemática, os erros representam uma valiosa oportunidade de aprendizado para os alunos, mas somente se os professores criarem uma cultura positiva em relação a eles . Em vez de os alunos se sentirem ansiosos ou sobrecarregados ao cometerem um erro, os professores podem ajudá-los a perceber que todos cometem erros e que isso faz parte do processo de aprendizagem. Para construir esse tipo de cultura, os professores podem demonstrar e compartilhar seus próprios sentimentos em relação aos erros. Além disso, pode ser útil dizer aos alunos que, assim como relemos na leitura e revisamos na escrita, corrigimos problemas em matemática e buscamos estratégias mais eficientes.
Na minha própria sala de aula, tenho trabalhado para demonstrar como lidar com erros, compartilhando meus próprios erros matemáticos com a turma quando eles acontecem. Por exemplo, ao montar um mural na sala de aula, inicialmente medi os comprimentos errados e achei que estavam diferentes, então verifiquei novamente e encontrei meu erro, economizando tempo e papel. Compartilhei essa experiência com meus alunos como uma pequena história para ajudar a chamar a atenção para os erros como uma parte comum e valiosa da vida.
Além disso, os professores podem elogiar os alunos quando eles cometem um erro e o resolvem, destacando a perseverança demonstrada pelo aluno.
ANALISE UM ERRO COMUM DE UMA LIÇÃO ANTERIOR
Para começar a usar a análise de erros como forma de gerar engajamento e compreensão profunda, os professores podem iniciar uma aula com um erro comum do dia anterior — muitos professores chamam isso de "Meu Erro Favorito" e o apresentam como uma oportunidade para um aprendizado enriquecedor.
Para começar, os professores devem exibir um exemplo resolvido que inclua um erro; os professores devem pedir permissão aos alunos para mostrar seus cálculos ou reescrever o que um aluno fez em uma nova folha de papel. Dê aos alunos dois minutos para pensarem individualmente — eles podem trabalhar sozinhos para resolver o problema. Em seguida, dê dois minutos para que eles conversem com um colega sobre qual foi o erro, por que acham que a pessoa o cometeu e como podem evitar o mesmo erro no futuro.
Enquanto os alunos discutem, pode ser útil lembrá-los de usar a linguagem matemática e oferecer oportunidades para que utilizem termos específicos da unidade. Por exemplo, quando estamos analisando um problema de geometria, lembro os alunos de consultarem os cartazes que construímos juntos durante a unidade, com termos como trapézio , quadrado e círculo .
Após os alunos concluírem suas discussões em duplas, convide alguns deles a compartilharem suas ideias com a turma. É útil que vários alunos compartilhem, pois pode haver muitas maneiras de corrigir o erro ou evitá-lo no futuro, o que pode ajudar os alunos a aprofundar sua compreensão do conteúdo. Incentive os alunos a compartilharem usando uma linguagem que incorpore o raciocínio do colega: “Meu colega e eu percebemos esse erro e o corrigimos da seguinte forma: ____”. Faça um balanço com a turma toda, refletindo sobre as estratégias aprendidas ao analisar o erro.
Essa estratégia é mais eficaz quando os alunos têm a oportunidade de resolver um problema semelhante logo após analisarem os erros. Eles podem aplicar tudo o que aprenderam e perceber a importância de refletir sobre os erros e elaborar estratégias de resolução. Eu adoro essa estratégia porque não preciso ficar buscando ideias — ela se baseia nas dificuldades que os alunos da aula anterior encontraram.
INTERROMPA A AULA NO MEIO PARA CORRIGIR UM ERRO
Outra maneira de abordar um erro matemático é fazer uma pausa na aula quando um padrão de erros surge. Isso permite intervir em tempo real, com base no que você observa na sala de aula. Normalmente, na minha sala de aula, durante a prática individual, circulo pela sala procurando por equívocos comuns. Assim que percebo algo, rapidamente reproduzo o erro em meu próprio papel e, em seguida, reúno a turma para analisá-lo. Exponho a resolução com o erro e dou aos alunos um tempo para discuti-la com seus colegas.
Incentivo os alunos a se concentrarem não apenas no erro em si, mas também no motivo pelo qual alguém pode tê-lo cometido e como explicariam por que essa não é a estratégia correta para resolvê-lo. Depois que os alunos têm a oportunidade de discutir com os colegas, convido-os a compartilhar suas ideias. A partir daí, incentivo-os a voltarem ao trabalho individual e verificarem se não cometeram o mesmo erro, corrigindo-o caso o encontrem.
RECURSOS ADICIONAIS PARA PROBLEMAS DE ANÁLISE DE ERROS
Além de usar um erro do dia anterior ou um erro cometido durante a aula, os professores podem usar problemas com erros predefinidos como ponto de partida para discussões. Isso economiza o tempo que os professores gastariam escrevendo um problema com um erro.
Ao procurar exemplos de certos tipos de erros ou erros comuns em matemática, o NCTM pode fornecer ideias. Fiz uma pesquisa no Google por “ encontre os problemas de matemática com erros nctm ”, que gerou tipos de erros comuns e indicações de onde encontrar exemplos. Também posso refinar a busca para um padrão específico pesquisando por “ exemplos de erros comuns — somar e subtrair fluentemente dentro de 100 usando estratégias baseadas no valor posicional, propriedades das operações e/ou a relação entre adição e subtração ”. Um exemplo que encontrei online e usei em minha própria sala de aula veio de uma pesquisa na web sobre contagem de notas de dólar .
Ao proporcionar oportunidades para que os alunos examinem seus erros, os professores podem aumentar tanto o engajamento quanto a compreensão do conteúdo. Além disso, os professores podem ajudar os alunos a entender o valor dos erros e como lidar com eles para resolver problemas com confiança.
* Traduzido pelo Google Tradutor.
M2 - MestreMat Educacional
Inovação educacional e formação de professores.
contato@mestremat.com.br
(77) 99167-3519
© 2026. Todos os direitos reservados.
Nossos Produtos:
