Recursos digitais para o desenvolvimento de tarefas matemáticas
Lista de alguns recursos tecnológicos que podem auxiliar professores e alunos.
2/12/20252 min read


O campo da Matemática é privilegiado com a abundância de recursos digitais disponíveis. No entanto, cada conceito matemático e grupo de estudantes apresentam características próprias, sugerindo especificações de acordo com sua natureza holística.
Nesse sentido, torna-se impossível sugerir recursos que consigam dar conta de todos os contextos educacionais e grupos de estudantes diferentes. A literatura de pesquisa costuma recomendar alguns desses recursos de forma sugestiva, mas ressaltando o caráter relativo de que os contextos educativos se revestem.
A seguir, listamos alguns recursos tecnológicos que julgamos pertinentes para o desenvolvimento de tarefas matemáticas, de modo a promover aprendizagens dos estudantes.
1- Khan Academy: Seja para o complemento dos estudos, reforço escolar ou resolução de lista de exercícios, a plataforma educacional online Khan Academy pode ser uma ferramenta utilizada pelo professor. A plataforma disponibiliza videoaulas, artigos e exercícios sobre temáticas do domínio de conhecimento da Matemática, desde o Ensino Fundamental à Educação Superior.
2- GeoGebra: Outro recurso digital que pode se agregar às aulas de Matemática é o GeoGebra . O aplicativo de Matemática dinâmica combina conceitos de Geometria, Álgebra e Cálculo, o que permite a construção de várias ideias conceituais relativas a pontos, retas, funções, figuras planas e espaciais, seções cônicas, entre outras possibilidades, que podem ser manipuladas e modificadas de forma dinâmica.
3- Planilhas eletrônicas: Os recursos disponíveis em planilhas eletrônicas como o Microsoft Excel e o Google Sheets oferecem ferramentas ainda pouco exploradas em aulas de Matemática, embora tenham potencial para fornecer possibilidades de uso e desenvolvimento em tarefas matemáticas de vários conceitos e procedimentos.
4- Vídeos digitais: A popularização das tecnologias digitais – e a facilidade com que os adolescentes e jovens manuseiam o celular e os diferentes aplicativos para a gravação e edição de áudio e vídeo – pode favorecer o desenvolvimento de tarefas matemáticas, podendo se tornar uma estratégia instrucional valiosa para a promoção de aprendizagens.
5- Games: Atualmente, os jogos digitais ganharam popularidade e são utilizados amplamente pela população digitalmente ativa. Suas potencialidades podem ser exploradas na educação e, particularmente, nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
6- Padlet: O Padlet é uma plataforma colaborativa baseada na web que permite aos usuários fazerem uploads, bem como organizar e compartilhar conteúdos de mídias.
7- Inteligência Artificial: Recursos de IA podem auxiliar na elaboração de projetos e tarefas para a sala de aula. O ChatGPT, Gemini e DeepSeek são alguns dos sites baseados em IA indicados para uso.
Referência: SANTOS, Renan Pereira; PIRES, Fernando de Carvalho. Possibilidades de Ampliação da “Sala de Aula” e de Aprimoramento de Práticas Matemáticas com o Auxílio das Tecnologias Digitais. Educação Matemática Em Revista, v. 28, n. 78, p. 72-90, 2023. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2681. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/2681. Acesso em: 11 Abr. 2023.