Falar “matematiquês” funciona: estudo mostra que o vocabulário do professor impulsiona o aprendizado
Usar palavras como “fatores”, “denominadores” e “múltiplos” pode fazer parte de um conjunto de boas práticas no ensino de matemática.
por Jill Barshay, do site The Hechinger Report
2/3/20261 min read


Estudantes, famílias e diretores escolares sabem, muitas vezes de forma instintiva, que há professores melhores que outros. Pesquisadores da área de educação vêm tentando, há décadas e com sucesso limitado, quantificar exatamente quanto melhores eles são.
O que permanece bem mais difícil de explicar é por quê.
Um novo estudo sugere que uma diferença surpreendentemente simples entre professores mais eficazes e menos eficazes em matemática pode estar na frequência com que utilizam vocabulário matemático em sala de aula — palavras como “fatores”, “denominadores” e “múltiplos”.
Segundo uma equipe de cientistas de dados e pesquisadores em educação das universidades de Harvard, Stanford e Maryland, nos Estados Unidos, professores que usam mais vocabulário matemático têm alunos com desempenho mais elevado em testes de matemática. O ganho no desempenho equivale a cerca da metade do impacto geralmente atribuído a um professor altamente eficaz, um dos fatores escolares mais relevantes para a aprendizagem dos alunos. Ter um professor altamente eficaz pode significar estar meses à frente dos colegas ao fim de um ano letivo.
“Se você está buscando um bom professor de matemática, provavelmente está procurando alguém que expõe seus alunos a mais vocabulário matemático”, afirmou Zachary Himmelsbach, cientista de dados da Universidade de Harvard e autor principal do estudo, publicado online em novembro de 2025.
Matéria completa no site do Porvir: https://porvir.org/falar-matematiques-favorece-aprendizado/
M2 - MestreMat Educacional
Inovação educacional e formação de professores.
contato@mestremat.com.br
(77) 99167-3519
© 2026. Todos os direitos reservados.
Nossos Produtos:
