14 Jogos de Matemática Excepcionalmente Divertidos para Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
A empolgação proporcionada por esses jogos reside no desenvolvimento sólido de habilidades e no reforço de conceitos matemáticos fundamentais.
por Paige Tutt, do site Edutopia
11/8/20257 min read


A aula está quase no fim, mas em vez de se distraírem ou arrumarem as coisas mais cedo, seus alunos estão debruçados sobre o trabalho, apagando, recalculando e debatendo. A sala vibra com a rica conversa matemática que todo professor almeja, enquanto os alunos parecem realmente empolgados em resolver problemas.
Se você acha que isso parece bom demais para ser verdade, a educadora Donna Paul diria que talvez você ainda não tenha encontrado os jogos de matemática certos. "Já vi alunos com dificuldades começarem a participar mais porque um jogo nivelou o terreno ", explica ela. "Já vi alunos apaixonados por matemática expandirem seus horizontes. E já vi grupos inteiros de alunos conversando sobre matemática sem que eu precisasse iniciar a conversa."
Os jogos às vezes têm má reputação, mas seus benefícios vão muito além de criar uma sala de aula de matemática mais alegre e divertida — embora isso seja uma consequência. Professores afirmam que eles podem reduzir a ansiedade em relação à matemática , desafiar e motivar os alunos a fortalecerem seu conhecimento dos conceitos, fornecer informações cruciais sobre onde existem lacunas na compreensão e criar um espaço onde, segundo a educadora Dawn Johnson, “ cometer um erro não parece um risco tão grande ”.
Aqui estão 14 jogos de matemática que funcionam — testados em salas de aula reais, adorados pelos alunos e projetados para envolver genuinamente estudantes do ensino fundamental e médio com o pensamento matemático rigoroso.
Ataque!: Os alunos se dividem em pequenos grupos, e cada grupo envia ao quadro um representante que tem 30 segundos para desenhar uma figura simples (uma flor ou um boneco de neve, por exemplo). Dê a todas as equipes uma questão de revisão para resolver, mas selecione uma equipe aleatoriamente para dar a resposta. Se a resposta estiver correta, a equipe "ataca" o desenho de outra equipe marcando-o com um X. Se estiver incorreta, o desenho da equipe adversária é atacado. Cada desenho só pode receber cinco "ataques" antes de ser destruído. Continue com novas questões até que reste apenas uma equipe. (Fonte: The Sassy Math Teacher )
Levantar ou Sentar: Comece escrevendo um problema no quadro com uma solução que só você, o professor, saberá se está correta ou incorreta. Dê alguns minutos para os alunos resolverem o problema individualmente. Quando o tempo acabar, os alunos têm uma escolha:
Levantem-se se acharem que a resposta exibida está correta.
Permaneçam sentados se acharem que a resposta exibida está incorreta.
Revele se a resposta estava correta ou incorreta, atribuindo um ponto aos alunos que acertaram. Repita até que alguém alcance 10 pontos. (Fonte: Happy Numbers )
Qual é o maior?: Divida os alunos em pequenos grupos e dê a cada um um conjunto de problemas que eles devem resolver primeiro e depois organizar as respostas em ordem decrescente. Confira o trabalho deles com o gabarito. O primeiro grupo que concluir esta tarefa corretamente ganha um ponto. O grupo com mais pontos no final do jogo vence. Incentive os alunos a trabalharem com atenção, verificarem suas soluções duas vezes e entregarem o trabalho somente quando todo o grupo estiver confiante. (Fonte: Mrs. E Teaches Math )
24: Divida os alunos em pequenos grupos e dê a cada grupo um baralho de cartas e um pedaço de papel. Um aluno distribuirá quatro cartas viradas para baixo para cada jogador. Todos os jogadores, então, viram as cartas para cima simultaneamente e competem para criar uma equação que resulte em 24 usando operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e um par de parênteses por rodada. O primeiro jogador a encontrar uma solução válida, verificada pelo professor, ganha um ponto. (Fonte: Learn With Math Games )
O Grande Desafio da Corrente de Papel: Pequenos grupos de alunos recebem uma pilha de pedaços retangulares de papel, cola ou fita adesiva e um caderno para mostrar seus cálculos. Conforme o professor escreve problemas de matemática no quadro, cada grupo trabalha em conjunto para encontrar a solução. Uma resposta correta permite que o grupo adicione um elo à sua corrente de papel. A equipe com a corrente mais longa ao final do jogo vence. (Fonte: Math Idea Galaxy )
Pontos Adesivos: Cubra o quadro branco com post-its, cada um com um número aleatório de pontos no verso, que os alunos não conseguem ver. Forneça a cada pequeno grupo um conjunto de perguntas e incentive-os a trabalhar no seu próprio ritmo. Posicione-se junto ao quadro com o gabarito. À medida que cada grupo terminar uma pergunta, um membro irá até o quadro para confirmar se a resposta está certa ou errada. Se a resposta estiver correta, o grupo pode escolher um post-it do quadro e receberá a quantidade de pontos correspondente. Anote os pontos no quadro para que os alunos se concentrem principalmente na matemática em si. O grupo com o maior número de pontos no final do jogo vence. (Fonte: Hoff Math )
Tabu: Este jogo pode ser jogado com a turma toda ou em duplas. Você precisará de uma lista de termos para revisão, como quadrilátero , triângulo , área , perímetro , volume e área da superfície . Para cada termo, crie uma lista de palavras que os alunos não podem usar para descrevê-lo. Por exemplo, para a palavra triângulo , as palavras proibidas podem ser três , lados , ângulos e forma . Um aluno dará as dicas e os demais tentarão adivinhar o termo. Quem dá as dicas pode dizer qualquer coisa, exceto as palavras proibidas. Para a palavra triângulo , quem dá as dicas poderia dizer: "Pense em algo com uma base e um ponto no topo, como uma montanha ou uma placa de aviso." Ou: "É a figura mais simples que você pode desenhar que conecta todos os pontos sem formar um quadrado." (Fonte: Slides With Friends )
Jogo da Área: Divida a turma em duplas e forneça a cada dupla dois dados, papel quadriculado e dois lápis de cores diferentes. Cada jogador joga os dados duas vezes e usa os dois números como comprimento e largura para desenhar um retângulo no papel quadriculado com a cor correspondente. Por exemplo, se o jogador um tirar um quatro e um seis, ele desenhará um retângulo com quatro unidades de comprimento e seis unidades de largura. Continuem alternando até que não caibam mais retângulos no papel. Cada jogador calcula a área total de seus retângulos e o jogador com a maior área total vence. (Fonte: We Are Teachers )
Desafio: Crie cartões com problemas matemáticos de um lado e soluções do outro, focando em um conceito que você deseja que os alunos pratiquem. Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada aluno um quadro branco e um marcador (folhas de caderno também funcionam). Os grupos escolhem um cartão e cada aluno resolve o problema individualmente. Quando o processo terminar, um membro do grupo revelará a resposta do outro lado do cartão e os alunos que resolveram corretamente ganham um ponto. O aluno com mais pontos em seu grupo ao final do tempo estipulado vence. (Fonte: Math Idea Galaxy)
Passar ou Jogar: Peça aos alunos que fiquem de pé e formem um círculo. Escolha um aluno aleatoriamente para começar e faça uma pergunta a ele — por exemplo, é possível que a mediana seja maior que a média? O aluno pode responder e a próxima pergunta passa para a pessoa à sua esquerda, ou passar a vez e a próxima pergunta passa para a pessoa à sua direita. Os alunos ganham um ponto para cada resposta correta, e o primeiro a chegar a cinco pontos vence. (Fonte: Slides With Friends)
Zonk!: Para começar, você precisará de 20 a 25 palitos de picolé — 18 dos quais estarão marcados com valores de pontos variados (100, 200, 300, 400, 500, 600) e os palitos restantes marcados com a palavra “ZONK!”. Mantenha os palitos em um copo com as marcações escondidas. Cada grupo terá uma vez para resolver um problema que estará visível para todos. Se acertarem a resposta, o grupo poderá escolher quantos palitos de picolé quiser do copo, recebendo os pontos escritos em cada palito. No entanto, se escolherem o palito com a palavra “ZONK!”, perderão todos os pontos acumulados naquela rodada. Observação: Todos os grupos devem tentar resolver cada problema, pois respostas incorretas dão a outros grupos a oportunidade de roubar a vez. (Fonte: Teaching With Stowe )
Desafio dos 100 Quadrados: Crie uma pilha de tiras de papel, cada uma com um problema matemático escrito, e coloque-as com a face para baixo sobre uma mesa de fácil acesso para os alunos. Em seguida, projete uma grade de 100 quadrados na parede ou no quadro branco. Em duplas, os alunos pegarão uma tira de papel e trabalharão com o parceiro para resolver o problema matemático o mais rápido possível. Um dos parceiros verifica com você se a resposta está correta. Se estiver incorreta, pode tentar novamente. Se estiver correta, assina com suas iniciais no quadrado numerado de sua escolha na grade. Quando a grade estiver completamente preenchida, os alunos ainda podem adicionar suas iniciais a um quadrado, mas devem apagar as iniciais de um colega primeiro.
Após 20 minutos, gere um número aleatório entre 1 e 100. A equipe vencedora é aquela cujas iniciais estiverem no quadrado correspondente. (Fonte: Jennifer Feehan via Edutopia )
Jogo da Velha Matemático: Em duplas, os alunos desenham uma grade de jogo da velha em uma folha de caderno. No quadro, escreva um problema de matemática para um aluno resolver individualmente. Revele a solução correta. Se estiver correta, o aluno marca (X ou O) em qualquer lugar da grade. Se estiver incorreta, ele perde a vez e seu parceiro fica com o próximo problema. Os jogadores se revezam até que um deles consiga três marcas em linha. (Fonte: Plays )
Caminhada do Bolo: Este jogo funciona melhor com grupos menores. Primeiro, organize as cadeiras em círculo, numerando cada uma. Prepare um conjunto de problemas de matemática com antecedência. Oriente os alunos a caminharem ao redor do círculo enquanto toca música e, quando a música parar, a correrem rapidamente para encontrar um lugar para sentar. Exiba um problema de matemática no quadro, que cada aluno resolverá individualmente. Em seguida, escolha um número aleatório. Se o aluno sentado naquela cadeira tiver a solução correta, ele pode escolher um pequeno prêmio — como um bolinho ou um doce — ou vocês podem jogar por pontos. (Fonte: The Sassy Math Teacher)
Texto original disponível no link: https://www.edutopia.org/article/14-exceptionally-fun-math-games-for-middle-and-high-school
M2 - MestreMat Educacional
Inovação educacional e formação de professores.
contato@mestremat.com.br
(77) 99167-3519
© 2026. Todos os direitos reservados.
Nossos Produtos:
